Seja transfer, táxi ou aluguel de carro, cada situação exige uma forma diferente
Viagens de negócios muitas vezes são necessárias nos mais diversos ramos, seja para atender a conferências, palestras, entrevistas, exposições, encontros com clientes, etc. Para efetuar uma viagem de negócios de forma eficiente, é preciso montar um bom cronograma, otimizar o tempo e garantir serviços essenciais como alimentação, estadia e transporte.
A escolha adequada de tipos diferentes de transporte pode impactar diretamente a eficiência do planejamento feito e a quantidade de compromissos executados. Segundo um levantamento feito pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), os destinos nacionais de viagens de negócios ocorrem de 1 a 4 vezes por ano, com duração média de 2 a 3 dias de viagem.
Conheça a infraestrutura e use-a a seu favor
Antes de escolher as melhores formas de transporte em uma viagem de negócios, é preciso estudar com antecedência a infraestrutura do local e da cidade escolhida, se o compromisso será feito próximo ao hotel onde estarão hospedados, se existem linhas de ônibus ou metrôs que atendem ao lugar desejado, se existe algum tipo de transfer contratado (dependendo do evento e da quantidade de pessoas convidadas) ou mesmo se é possível ir a cada compromisso a pé.
Táxis e motoristas por aplicativo
Uma das formas mais utilizadas de transporte em uma viagem de negócios é através da contratação de taxistas ou motoristas por aplicativo. Muitas vezes, a empresa já organiza a viagem com essas despesas em mente, que podem ser pagas pelo colaborador e posteriormente reembolsadas, ou através de um cartão corporativo destinado exclusivamente para o transporte. Em alguns casos, podem ser contratados motoristas particulares para atender aos empresários em viagem por conta da flexibilidade de horários. Táxis e aplicativos acabam sendo mais eficientes para deslocamentos curtos.
Aluguel de veículos
Quando a viagem tem uma duração maior ou os destinos são mais distantes entre si, fica mais viável a contratação de um aluguel de carro. Dessa forma, quem estiver viajando a negócios tem total liberdade de deslocamento e flexibilidade de horários, com um custo-benefício maior, em função das distâncias percorridas.
Vale lembrar que, no caso de um veículo alugado, existe a possibilidade de escolher um carro que pode atender melhor às necessidades de cada grupo, como um aluguel de Onix para grupos menores, um SUV para maior conforto ou quando são levadas bagagens e produtos.
Outra vantagem é a transparência contratual que existe entre a empresa contratante e a empresa de aluguel de veículos, com emissão de contratos e notas fiscais para garantir que tudo o que for gasto durante a viagem seja justificado com documentos válidos.
Fonte: Capitalnews Por Thais Hott