Aumento no preço está diretamente ligado à valorização do derivado no mercado externo
Em setembro, o preço do óleo de soja registrou valorização, com a cotação média na região de São Paulo alcançando R$ 6.413,71 por tonelada, o maior valor desde fevereiro de 2023. Segundo informações divulgadas pelo boletim informativo do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), o valor foi ajustado com base no IGP-DI de agosto de 2024 e representa um avanço de 1,5% em relação ao mês anterior.
De acordo com os pesquisadores do Cepea, o aumento no preço está diretamente ligado à valorização do derivado no mercado externo e à elevação da demanda no Brasil, especialmente pelas indústrias de biodiesel e de alimentos. Outro fator que contribuiu para a alta foi o aumento expressivo nos prêmios de exportação de óleo de soja no país. Na última semana, os prêmios, com base no porto de Paranaguá (PR) e embarque previsto para outubro de 2024, foram cotados entre 4 e 6,5 centavos de dólar por libra-peso, as maiores ofertas desde 2020.
Essa tendência de valorização destaca o impacto da maior procura pelo produto tanto no mercado interno quanto no externo, consolidando a posição do óleo de soja como um dos principais itens do agronegócio brasileiro.
Fonte: Agrolink – Aline Merladete