Mais de 136 mil mulheres lideram negócios no estado, impulsionadas por programas como o Sebrae Delas
O empreendedorismo feminino segue em ascensão em Mato Grosso do Sul, onde atualmente 136.521 mulheres lideram negócios, segundo relatório técnico do Sebrae. Este movimento crescente, celebrado no Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino (19 de novembro), reflete não apenas a busca por independência financeira, mas também a criação de um cenário empresarial mais diverso, inovador e sustentável.
Conforme dados do Global Entrepreneurship Monitor (GEM WE 2022/2023), o Brasil lidera na América Latina com mulheres empreendedoras que valorizam sustentabilidade ambiental e social. No estado, programas como o Sebrae Delas têm sido fundamentais para apoiar e capacitar essas mulheres. Desde sua criação há 10 anos, a iniciativa já auxiliou mais de 14 mil empreendedoras, fortalecendo suas trajetórias e contribuindo para a realização de seus sonhos.
Transformando desafios em conquistas
A cabeleireira Patrícia Brandão, dona do salão B&P, é um exemplo de superação. Após começar atendendo em casa, ela construiu um negócio próprio com o apoio do Sebrae Delas. “Empreender me trouxe liberdade, autoconfiança e a realização de fazer o que amo. No programa, encontrei incentivo e ferramentas para crescer com clareza e confiança no meu negócio”, conta.
Outro caso inspirador é o da designer gráfica Patrícia Maas, criadora da marca Bon Dodo Sleepwear. Após encerrar sua linha de roupas para pets, ela encontrou no programa uma nova direção para seu negócio, redesenhando sua empresa para o segmento de pijamas autorais para adultos. “Aprendi a enxergar os erros dentro da minha empresa e a me fortalecer. Hoje, vejo que posso alcançar o sucesso com foco e determinação”, afirma.
Sebrae Delas: impulsionando mulheres para o sucesso
Somente em 2024, cerca de 5.300 mulheres foram atendidas pelo Sebrae/MS, com um crescimento de 47% no número de participantes em relação ao ano anterior. O programa oferece orientações, imersões e capacitações, como o Bootcamp, que ajuda empreendedoras a redesenhar modelos de negócio.
Para a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, o apoio às empreendedoras é fundamental para o desenvolvimento econômico do estado. “Empreender é um caminho para que as mulheres se tornem protagonistas de suas histórias e conquistem mais qualidade de vida para suas famílias. Com oportunidades como a Rota Bioceânica e mercados de exportação, estamos prontos para ajudar as mulheres a crescerem e se destacarem”, ressalta.
Oportunidade para todas
A campanha de fomento ao empreendedorismo feminino é parte do compromisso do Sebrae em promover a igualdade de gênero e o desenvolvimento sustentável. Para mais informações sobre os programas e atendimentos, as interessadas podem entrar em contato com a Central de Relacionamento Sebrae pelo número 0800 570 0800.
Em Mato Grosso do Sul, histórias como as de Patrícia Brandão e Patrícia Maas são um reflexo do impacto transformador do empreendedorismo feminino, que segue abrindo portas e inspirando novas gerações.
Fonte:
Vivianne Nunes
Capital News
Foto: Salão B&P é uma das empresas lideradas por mulheres acompanhadas pelo Sebrae/MS